Cotações: U$ 4,06 / £ 5,22 / € 4,63 / CAD 3,08

HOME > Curso de Idiomas>> China> Pequim

Pequim

           Pequim (em chinês 北京; em pinyin Běijīng e Wade-Giles Peiching; AFI: /pèɪtɕíŋ/) é a capital da República Popular da China e uma das metrópoles mais populosas do mundo. Em 2013 a população da cidade foi estimada em 20 150 000 habitantes. A cidade, localizada no norte da China, é governada como uma municipalidade diretamente controlada pelo governo nacional, com 14 distritos urbanos e suburbanos e dois condados rurais. O Município de Pequim é cercada pela província de Hebei, com excepção da municipalidade vizinha de Tianjin, ao sudeste.

           A cidade é a segunda maior do país por população urbana, depois de Xangai, e é o centro político, cultural e educacional do país. É a sede da maioria das maiores empresas estatais chinesas e é um importante polo de rodovias nacionais, vias expressas, ferrovias e redes ferroviárias de alta velocidade. O Aeroporto Internacional de Pequim é o segundo mais movimentado do mundo por tráfego de passageiros.

          A história da cidade remonta a mais de três milênios. Como a última das quatro grandes capitais antigas da China, Pequim tem sido o centro político do país por grande parte dos últimos 800 anos. A cidade é famosa por seus opulentos palácios, templos, parques, jardins, túmulos, muralhas, portões, e por seus tesouros artísticos e universidades, que a tornaram um centro cultural na China. A Encyclopædia Britannica observa que "poucas cidades no mundo serviram por tanto tempo como a sede política e o centro cultural de uma área tão imensa como a da China". Pequim tem sete Patrimônios Mundiais classificados pela UNESCO: a Cidade Proibida, o Templo do Céu, o Palácio de Verão, os Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing, o Zhoukoudian, a Grande Muralha e o Grande Canal.
INSTITUIÇÕES