Cotações: U$ 4,06 / £ 5,22 / € 4,63 / CAD 3,08

HOME > Curso de Idiomas>> França> Nice

Nice

       Nice (em niçardo: Niça ou Nissa; em italiano: Nizza; em grego: Νίκαια; em latim: Nicaea) é a quinta cidade mais populosa da França e a capital do departamento dos Alpes Marítimos. A área urbana de Nice se estende para além dos limites administrativos da cidade, com uma população de cerca de 1 milhão de habitantes, em uma área de 721 quilômetros quadrados. Localizada na região da Côte d'Azur (Costa Azul), no litoral sul do país, nas margens do mar Mediterrâneo, Nice é a segunda maior cidade francesa na costa mediterrânica e a segunda maior cidade na região de Provença-Alpes-Costa Azul, depois de Marselha. Nice também está a cerca de 13 km de Mônaco e seu aeroporto é uma porta de entrada para o principado.

        A região de Nice contém a Terra Amata, um sítio arqueológico que apresenta indícios de uso muito precoce do fogo por hominídeos. Por volta de 350 a.C., os gregos de Marselha fundaram um assentamento permanente, ao qual deram o nome de Niceia, em homenagem a Nice, a deusa da vitória. Através dos tempos, a cidade mudou de mãos várias vezes. Sua localização estratégica e seu porto contribuíram significativamente para a sua força marítima. Durante séculos foi um domínio do Ducado de Saboia e foi, em seguida, parte da França (entre 1792 e 1815), quando foi então devolvida ao Reino da Sardenha até a sua reanexação pela França em 1860.

        A beleza natural da região e seu clima ameno chamou a atenção das classes abastadas da Inglaterra na segunda metade do século XVIII, quando um número crescente de famílias aristocráticas viajava ao local para passar o inverno. A principal avenida à beira-mar da cidade, a Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses) deve seu nome ao visitantes britânicos do resort. O ar claro e a luz suave, particularmente, chamaram a atenção de alguns dos pintores mais destacados da cultura ocidental, como Marc Chagall, Henri Matisse, Niki de Saint Phalle e Arman. O trabalho deles é celebrado em muitos dos museus da cidade, incluindo o Musée Marc Chagall, Musée Matisse e Musee des Beaux-Arts. Nice tem a segunda maior capacidade hoteleira do país e é uma das cidades mais visitadas, recebendo 4 milhões de turistas todos os anos. Também tem o terceiro aeroporto mais movimentado na França, após os dois principais de Paris.
INSTITUIÇÕES